14/01/2019

Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis

O livro Escola pública. Tempos difíceis, mas não impossíveis é resultado da empreitada que a Faculdade de Educação da UNICAMP encarou para comemorar seus 45 anos de luta pela escola pública.

A publicação traz a contribuição de um conjunto de autores que, a partir de diferentes referenciais teóricos, assume o desafio intelectual de rebater as falácias que sustentam esse ataque cerrado à escola pública, produzindo conhecimento que explique os reais motivos e os problemas fundamentais da educação contemporânea.

A seguir, texto de Luiz Carlos de Freitas, Doutor em Ciências (Psicologia Experimental); professor titular (aposentado) e ex Diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, sobre o livro:

“Esse livro é uma amostra dos problemas que a educação brasileira enfrenta e enfrentará nas próximas décadas. Eles passam pelas questões políticas contemporâneas, que conformam a educação brasileira e também o desenvolvimento de seu ensino superior, repercutindo na educação básica; pelas concepções de Estado e suas formas de enfrentar os problemas sociais; pelas dificuldades de implementação das políticas públicas; pelo impacto da internacionalização das políticas educacionais; pelo desenvolvimento profissional de nossos professores; e também pela disputa da escola como lócus formativo que tem levado as forças políticas conservadoras a propor um maior controle da escola, incluindo sua privatização e a restrição de sua diversidade. Nenhum destes aspectos opera isoladamente – constituem um mosaico de fatores que afetam a educação brasileira e precisam ser enfrentados conjuntamente. Cada um dos temas abordados eleva nossa compreensão e nos mobiliza a enfrentá-los em um momento muito particular da vida pública brasileira. Um momento em que, como nunca, dependemos do envolvimento de todos os atores da educação (pais, gestores, professores e estudantes) para que ela seja um espaço público e democrático”.

 

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.