18/12/2018

Currículo inovador: a realidade de uma escola do Ensino Fundamental II

Esta pesquisa objetiva analisar os resultados do processo de implementação de um currículo inovador em uma escola privada de Ensino Fundamental II, da cidade de São Paulo.

Ele tem entre suas propostas desenvolver uma metodologia de ensino baseada na Pedagogia de Freinet. Assim, possibilita a concretização de uma nova concepção de aprendizagem, de relações humanas e de organização dos espaços.

Tendo como fundamentos teóricos básicos os conceitos de educação e currículo inovador, este estudo considerou inicialmente, para efeito de análise, documentos da escola na qual foi implantado o referido projeto e da legislação vigente visando compreender o contexto educacional e a forma de implementação da proposta desenvolvida.

A abordagem qualitativa norteou a realização da pesquisa de campo a fim de caracterizar as percepções dos professores referentes ao processo educativo e de formação vivenciado no Ensino Fundamental II, no período da implementação e consolidação do projeto, que vigorou de 2012 a 2017.

Os resultados  permitem comprovar que o currículo inovador possibilitou ampliar o interesse e a motivação dos discentes. Além disso, desenvolveu habilidades e competências significativas que favorecem seu desempenho acadêmico e sua formação humana.

Foi possível ainda validar a condição de que inovar na educação pressupõe a compreensão e o comprometimento do corpo docente e de toda a comunidade envolvida

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.