11/12/2018

Aspectos inovadores em uma Escola Municipal de Educação Infantil em São Paulo

A pesquisa pretendeu explorar os aspectos inovadores na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Monte Belo em São Paulo. O estudo considerou o fato de ter sido assim classificada em concurso oficial em 2016, com o projeto sobre o quintal.

Problematizou-se quais aspectos da escola se diferenciam para apresentar tal condição. Os objetivos deste trabalho, portanto, foram examinar a participação das crianças dentro da escola e quais as características do projeto do quintal.

A hipótese central, comprovada, se refere ao fato de haver uma iniciativa de melhorar as condições de aprendizagem trabalhando de modo diferenciado coletivamente também em diferentes ambientes fora da sala de aula.

Os procedimentos metodológicos da pesquisa se apoiaram na abordagem qualitativa, que consistiu em visitas à escola, anotações em caderno de campo e observação dos espaços em que as crianças atuam.

Foi analisado o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para ver como situavam as atividades no conjunto das propostas. Verificou-se a importância do PPP e como as propostas nele contidas são efetivamente realizadas, proporcionando debates e envolvimento da gestão, professores e alunos.

Foi possível concluir que o trabalho coletivo perpassa a instituição, o planejamento é feito com reflexões, criando oportunidades de participação inclusive para as crianças de diferentes idades conviverem nas brincadeiras a partir da variedade proporcionada a elas além de ampliarem seu conhecimento de mundo apoiados em discussões e compartilhamento de vivências, aprendendo a respeitar as opiniões e individualidades de cada um.

O destaque pedagógico, de fato, foi o quintal, espaço externo com diferentes atividades, utilizado diariamente e muito distintivo em relação ao geral existente nas escolas, mas acompanhado de outras propostas igualmente distintivas dessa escola.

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.