26/11/2018

“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual

O artigo ‘“Aprender para quê?” Uma análise da aprendizagem na educação escolar atual’ faz uma análise da aprendizagem na educação escolar. O texto apresenta o recorte de uma entrevista de Ruben Alves, intitulada “Aprender para quê?” e discute alguns aspectos principais da exposição do autor.

A autoria é de Clarice Simão Pereira e Sônia da Cunha Urt.

A dissertação expõe que a educação escolar vem sendo menosprezada, com acentuado esvaziamento de conteúdo e redução do papel do professor.

A partir das questões levantadas, buscou-se fazer um contraponto. Assim, a análise foi conduzida por meio de interlocuções com outros autores que, por sua vez,  defendem a educação escolar como lócus fundamental na formação humana, responsável  pela socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico.

Dessa forma, compreende-se que a aprendizagem está estritamente vinculada ao desenvolvimento humano, e pode se constituir em instrumento de luta e transformação.

Com informações da Universidade Federal de Santa Catarina

DONWLOAD Fazer download do material
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.