25/10/2018

2º webinário: o conceito de inovação na educação

Qual o significado de inovação na educação no Brasil? Buscando estimular o debate sobre o tema, o segundo webinário do Movimento de Inovação na Educação reuniu na noite de quarta-feira, 24/10, em um bate-papo online, cerca de 50 pessoas de diversos Estados do país.

Mediado por Natacha Costa, da Cidade Escola Aprendiz, o encontro contou com a colaboração de Anna Penido, do Instituto InspirareJosé Pacheco, do EcoHabitare Projetos, e Helena Singer, da Ashoka. Os ouvintes puderam participar fazendo perguntas ao vivo.

Conceitos de inovação na educação

Segundo José Pacheco, a inovação passa pelas características de ineditismo, utilidade, sustentabilidade e replicabilidadeAssim também, inovação na educação é aquilo que as pessoas criam com base em pequisa, em conhecimento com metodologias claras para enfrentar as adversidades do seu contexto.

Da mesma forma que afirma Helena Singer. “No campo social, essa outra referência de inovação, diferentemente do que se estabelece no campo industrial, é justamente aquilo que é produzido pelas comunidades para enfrentar os desafios sociais atuais: degradação socioambiental, fragilidade da democracia e desigualdade social. Isso é inovação na educação, pois educação é um campo social”, explica. “Neste sentido, para enfrentar estes desafios, temos que garantir que todos aprendam”.

Leia Mais: entrevista completa com Helena Singer sobre inovação na educação

Já Anna Penido ressaltou a importância da inovação como processo constante de transformação nas escolas, tanto em seus processos e práticas pedagógicas, no sentido de oferecer um processo de ensino aprendizagem que seja relevante para o aluno e para a sociedade do século XXI, quanto em seu próprio espaço, para que seja vibrante e que rompa com as hierarquias formais.

Mas quais as condições e processos que propiciam que a inovação aconteça? Como a minha comunidade escolar pode caminhar nessa direção e se articular? Como os educadores podem se preparar e lidar com o conservadorismo? Confira a seguir, no vídeo completo do segundo webinário do MIE:

Confira também os vídeos em nossa página de interação

Sobre o 1º webinário

O primeiro webinário realizado pelo Movimento teve como tema O que é inovação na sua prática educativa?. O intuito foi discutir como a inovação acontece nas escolas, organizações educativas e na prática do educador.

O encontro foi realizado dia 20 de junho e contou com a participação de Ana Elisa Siqueira e Eda Luiz, diretoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Desembargador Amorim Lima e Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Campo Limpo, respectivamente.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.